ALGUMAS DAS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS DOS CIGARROS
- Amónia (NH3): Produto usado em limpeza. É corrosiva para o nariz e para os olhos. Facilita a absorção de nicotina pelo organismo. Aumenta o poder de viciação do cigarro.
- Propilenogoglicol (CaHgO2): Usado em desodorizantes. Faz a nicotina chegar ao cérebro. Também utilizado para hidratar o tabaco.
- Acetato de chumbo [PB (CH3CO2)2]: Presente na fórmula de tintura para cabelo. Cancerígeno e cumulativo no organismo. Banido da gasolina.
- Formol (CHzO): Utilizado para conservar cadáver. Nos vivos, provoca cancro do pulmão, problemas respiratórios e gastrites.
- Pólvora: Libera partículas cancerígenas quando queimada. Facilita a combustão do cigarro e a produção de um fumo suave. Provoca tosse, falta de ar e irritação das vias respiratórias.
- Methoprene: Inseticida usado como antipulgas. Provoca irritações na pele e lesões no aparelho respiratório.
- Cádmio (Cd): Usado em pilhas e baterias. Metal altamente tóxico e cumulativo no organismo. Causa danos nos rins e no cérebro. Corrói o trato respiratório, provoca perda de olfacto e edema pulmonar. Leva até 20 anos para ser expelido.
- Naftalina (C1OH8): É usado para matar baratas. Gás venenoso sintetizado em forma de bolinhas. Provoca tosse, irritação na garganta, náuseas, transtornos anémicos e gastrites.
- Fósforo (P4 ou P6): Usado na preparação de veneno para ratos, como o Racumin.
- Acetona (C3H6O): Usado para remover esmalte. Inflamável. Narcótico, irrita a pele e a garganta, dá dor de cabeça e tonturas.
- Terebintina: Usado para diluir tintas a óleo e limpar pincéis. Tóxico extraído de resina de pinheiros. A inalação irrita olhos, rins e mucosas. Pode provocar vertigem, desmaios e danos ao sistema nervoso.
- Xileno (C8H10): Presente em tintas de caneta. Inflamável e cancerígeno. A inalação irrita os olhos, causa tontura, dor de cabeça e perda de consciência.
- Butano (C4H10): Gás de cozinha. Mortífero e altamente inflamável. Quando inalado, substitui o oxigênio no pulmão e é bombeado para o sangue. Causa falta de ar, problemas de visão e catarro.
Sem comentários:
Enviar um comentário