sábado, abril 11, 2009

Conficker - Descubra se o seu PC está infectado

Porquê confiar neste blog*

Estive a fazer um "pequeno" trabalho de investigação após a notícia que vi na televisão. Pretende também responder à pergunta: "E o meu PC... estará infectado?"

Para quem tem o seu sistema actualizado, em principio não haverá problemas. Para todos os outros, inclusive e sobretudo aqueles que têm sistemas, digamos... não genuínos, coloca-se um grande ponto de interrogação.

Porquê?
Porque a Microsoft liberta actualizações de segurança para os seus sistemas genuínos e não para os "pirateados". Logo, o buraco de segurança que os vírus exploram, nomeadamente este Conficker, estará aberto nessas situações.


1.
Este é o teste mais simples utilizado para detectar num abrir e fechar de olhos a probabilidade do seu computador estar infectado pelo Conficker. Isto baseia-se no facto deste worm estar desenhado para bloquear os programas de segurança e respectivos sites.

Clica aqui para verificar

Instruções:
a)- Se vir todas as imagens, provavelmente o seu PC está livre do Conficker ou encontra-se numa empresa que utiliza um sistema de proxy.

b)- Se não vir nenhuma das três imagens da fila superior, provavelmente o seu PC está infectado com a última versão do Conficker.

c)- Se vir só uma das imagens da fila de cima, provavelmente o seu computar está infectado com uma das versões antigas do Conficker.

d)- Se não vir nenhuma imagens, provavelmente o seu browser está programado para não carregar imagens ou a sua ligação à Internet está com problemas.

2. Também pode utilizar o seguinte link para verificar se está com o Conficker

Universidade de Bona (Alemanha) <--- rapidinho este! Se estiver infectado, pode ver coisas que não lhe agradem! É o preço do conhecimento. Para quem tiver dúvidas não hesite em me contactar.


*Porquê confiar neste blog
O AUTOR
José A. de Matos – Foi responsável pelos consultórios técnicos da Exame Informática, Bit e Megascore. Trabalhou ainda como consultor para uma empresa de recrutamento, onde desempenhou funções na Direcção Informática e selecção de pessoal técnico. Trabalha actualmente nas mesmas áreas a partir do site Matosdigital.com. Especialista em questões de segurança, com larga experiência em Windows e sólidos conhecimentos de Linux, trabalha com comunidades OpenSource em todo o mundo, com destaque para linguagens ASP e PHP, assim como adaptações para português e resolução de problemas informáticos, através de diversos fóruns. É autor dos livros: "Compêndio de Informática", 1994 - Graficria e "Dicionário de Informática e Novas Tecnologias", 3ª edição 2009 - FCA.

Sem comentários: