quarta-feira, agosto 06, 2008

Magalhães - 1º Computador português... o tanas!

Que insistência! Vamos ver se esclarecemos duas coisas: O Magalhães-PC não é nem primeiro, nem sequer é português! O Magalhães foi totalmente desenvolvido pela Intel e o "brinquedo", para os menos atentos, já cá anda há algum tempo e chama-se ClassMate PC.

O primeiro computador português foi o ENER 1000, pode confirmar aqui, o qual tive o prazer de ser um dos poucos a conhecer, numa época em que proliferava o saudoso ZX Spectrum, nascido da grande mente de Sir Clive Sinclair. Na altura não houve o apoio nem de uma grande e já estabelecida empresa (a Enertrónica foi criada especificamente para o Ener), nem do governo. E, lamentavelmente, o Ener 1000 foi um grandioso fracasso em termos comerciais.

Não desejo o mesmo para o Magalhães-PC. Muito pelo contrário!... E a julgar pela filosofia empresarial da JPSáCouto (que conheço e tenho vindo a acompanhar) e pelo entusiasmo do Engº José Socrates - nosso actual Primeiro -, estamos na presença de um projecto interessante e de louvar! Esperemos por Setembro/Outubro para ver como as coisas correm para os alunos do primeiro ciclo. Eu estarei atento!

Só um pormenorzinho... sei que funciona muito bem em termos de Marketing referir como computador português ou mesmo primeiro portátil português (bela maneira de dar os devidos créditos ao Ener 1000), mas se queremos ser realmente precisos... os carros feitos na Auto-europa não serão eles mais portugueses?!? E qual é a percentagem de componentes destes carros que são fabricados em portugal?...


Nota histórica:
Ano: 1983
Descrição: O Ener 1000 ganha o Prémio Inovação no ENDIEL 83, atribuído pela Associação Nacional das Indústrias de Material Eléctrico e Electrónico (ANIMEE).

Sem comentários: