terça-feira, julho 07, 2009

Eleições Vila Franca de Xira
Campanhas de (da) tanga

Ideias que fazem cócegas, mas não me fazem rir!

Tenho um catrapázio junto à minha casa que diz: "Vila Franca dá vontade de rir", onde aparece uma marioneta vestida de palhaço que se apresenta num outdoor da campanha eleitoral do PSD.

Será que é por o candidato João de Carvalho ter entrado nos malucos do riso?!... Que repescado, meus deuses!!

Ao princípio até pensei haver ali uma qualquer mensagem subliminar com o negro do cartaz (representando a crise) e a marioneta apalhaçada (representando-nos a nós). Depois, não gostei de ser chamado de palhaço (com todo o respeito para o profissionais do ramo).

Saltou-me também a pergunta: porque razão as campanhas têm de ser sempre tão negativistas e apontar recorrentemente os defeitos dos adversários, apelando aos sentimentos mais básicos do ser humano?

Eu sei..., se por um lado quem governa espera pelos últimos meses do mandato para apresentar obra feita, por outro vejo a oposição a "coleccionar" patifarias urbanísticas e não só, para lhes servir de trunfo e mandar à cara dos adversários e dos cidadãos nas eleições seguintes... e é ver disso no folheto do PSD. E o que é que estiveram a fazer antes??... A rir sentados e a dizer "eu cá te espero!", e daí veio esta ideia estapafúrdia para a campanha?

Pois bem, sua cambada de tachistas (a quem servir a carapuça ou a caçarola), se queriam o meu voto deveriam ter inventado algo do género:

Vila Franca, dá vontade de fazer melhor!

Mostrem algo positivo enquanto exercem o lugar posto à vossa disposição pela população eleitora, sejam governo ou oposição. Batam-se pelos projectos que acham mais importantes e não fiquem sempre a matutar que, se assim for, todas as vossas boas ideias serão aproveitadas por quem está no poder. Pensem no Povo e não no vosso estatuto ou lugar, dêem prioridade a todos e não só a quem tem o cú sentado nas vossas próprias cadeiras.

Parafraseado o maluco dos contemporâneos (porque pelo riso e pela maluquice começamos): "Vamos lá fazer qualquer coisa de útil pela sociedade!"... Sim?

Sem comentários: