sexta-feira, outubro 23, 2009

Saramago a Bíblia e eu

"ELOHIM, ELOHIM LAMA SABACHTHANI"

Saramago não tem culpa do que está escrito na Bíblia, no entanto ousou dizê-lo. É a verdade, e quem já a leu sabe que é indiscutível. Mas a igreja nega!

Vejamos só algumas passagens... daquilo que me lembro.

SEXO E VIOLÊNCIA
"Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno."
Judas 1:7

Nota: Quem tiver curiosidade, que se aventure a descobrir a etimologia da palavra "sodomia". (vá lá, eu ajudo)

POLIGAMIA
"E amava Roboão mais a Maaca, filha de Absalão, do que a todas as suas outras mulheres e concubinas; porque ele tinha tomado dezoito mulheres, e sessenta concubinas; e gerou vinte e oito filhos, e sessenta filhas."


INCESTO
E, na verdade, é ela também minha irmã, filha de meu pai, mas não filha da minha mãe; e veio a ser minha mulher;

Nota: E passagens como esta, também as há entre tias e sobrinhos e pais e filhas.

Sejam mitos, histórias, exemplos ou meras metáforas o que importa é que está lá escrito, não?!

Lembro-me que quando andava na catequese à minha pergunta o que era o pecado original me respondiam que era o SEXO. Nunca percebi. Até ler a bíblia e concluir que foi "comer" da árvore da Sabedoria/Conhecimento.

E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Bem, eu próprio digo às vezes que ignorância é felicidade, mas... estou a ser sarcástico.

2 comentários:

Myosotis disse...

E como diz Saramago na pág.15 de Caim: " Brada aos céus a imprevidência do senhor, que se realmente não queria que lhe comessem do tal fruto, remédio fácil teria, bastaria não ter plantado a árvore, ou ir pô-la noutro sítio, ou rodeá-la por uma cerca de arame farpado" :P

Já vou no 5ºcapítulo e estou a gostar muito :)

Anónimo disse...

“um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade”

Saramago, o tão sábio merecedor de um Prémio Nobel, que acha que por receber este ilustre Prémio pode dizer/criticar o que bem lhe apetece. Sr. Saramago, uma crítica não deve ser sinónimo de uma ofensa, deve ser feita com respeito. Cada um tem a sua crença, a sua ideologia.
Que formação tem o Sr. Saramago em Teologia?
Se eu tenho formação, por exemplo, em educação, não posso fazer críticas desmedidas por exemplo à área de medicina. Cada macaco tem o seu galho!
Quem pensa ser dono da verdade é simplesmente um tolo, um ignorante.
Penso que Sr. Saramago pretendia com este último livro, intítulado por Caim, um fim de vida importante, notável, uma vez que estava apagado e longínquo... lá por terras de espanha, onde se instalou e esqueceu as suas origens.
Não o considero sequer português, nunca fez nada pelo nosso país, o Prémio Nobel nada nos trouxe, é meramente pessoal.
Lembro que a última exposição que fez (em Espanha claro), não se dignou a convidar os representantes de Portugal, e depois, em público, criticou a ausência dos mesmos.
Para atitudes como esta, nem vale a pena perder tempo a comentar.
Lamento a vinda das cinzas desta personalidade para Portugal e a importância que lhe deram. Não merecia!
Para terminar, não esqueçamos que este Senhor foi sub-director do Diário de Notícias e, por prazer, arruinou a vida de quem não era comunista como ele, despedindo pais de família que não tinham que dar de comer aos filhos.
Saramago foi Ditador, Cruel e Mau!
O seu ar azedo e a incapacidade de sorrir, sempre demonstraram a sua personalidade!

red-woman