quinta-feira, maio 14, 2009

Tradições


Nem eu próprio diria melhor...

"Homens e animais

Touradas? Lamento. Não sou cliente. Os meus amigos conservadores nunca me perdoaram a traição. E dizem, inteiramente a sério, que eu me deixei levar pelos ‘direitos dos animais’. Absurdo. Os animais não têm direitos; a capacidade de formular e articular direitos é uma prerrogativa humana e apenas humana. Mas isso não significa que, precisamente pelo facto de sermos humanos, não tenhamos alguns deveres para com os animais. O mais básico de todos é não os torturar para gáudio das massas. A tourada pode ser uma tradição; mas nem todas as tradições são úteis, muito menos benignas. Isto faz de mim um proibicionista militante? Não faz. Proibições culturais deste tipo nunca devem vir de cima. Devem começar por baixo: pela capacidade da maioria em olhar para as touradas como os espectáculos primitivos que, na verdade, são."
João Pereira Coutinho, Colunista
in Correio da Manhã 09 Maio 2009


e ainda...

Bruno Nogueira na TSF, sobre os mesmos temas

Ainda bem que, para certas pessoas, algumas tradições já não são o que eram.

4 comentários:

Jorge Pessoa e Silva disse...

Touros de morte nunca vi, nunca verei. Lides a cavalo já gostei de ver, mas perdi o interesse e começa a incomodar-me. Mas gosto imenso das pegas. Porque é a altura em que o touro está mais perto de um equilíbrio de forças e é quando o homem mostra se os tem ou não no sítio. É mais leal. Não sei se tem algo de primitivo, se continua ou não a ser tortura do animal.

Grande abraço

LittleHelper disse...

Jorge, vivo perto de Vila Franca de Xira e desde de pequeno que ia às touradas. Depois, lentamente fui criando alguma abnegação aos actos. Não os vejo como uma luta equitativa nem sequer lhes vislumbro um propósito; há muito tempo que me deixou de dar prazer (nem sei se alguma vez o senti) ver a lide ou a suposta "arte" por detrás desse espectáculo bárbaro.

A pega, de caras ou de cernelha, já é outra história... Embora continue a achar que o ideal seria deixar os pobre coitados "apenas" serem fonte de proteínas e deixar a tortura uns séculos lá para trás.

Obrigado pela visita, pelo comentário e recebe também um abraço.

P.S. - Bom blog o teu, irreverente q.b. ;-)

moura.encantada.e.seus.misterios disse...

Embora tente e até consiga(em parte)compreender os apologistas da "tradição" nao sou muito ou melhor nada dada a tradições prefiro a evolução.
Em nome da tradição toneladas de tomates são estragados pelas ruas de Espanha enquanto que do outro lado mundo pessoas morrem de fome.
Em nome da tradição e do espectáculo espetam-se ferros em animais...
É caso para dizer que ainda bem que a tradição já nao é o que era.
Esperemos entao que um dia seja "tradição" cada um de nós fazer um pouco no sentido de melhorar o mundo em que vivemos.

Célia N

LittleHelper disse...

Célia,
O mundo em que vivemos está carregado de tradições absurdas e repugnantes (in)justiças. A eterna dualidade de critérios e mísera noção de comunidade e civilização de alguns fazem outros desesperar por (tentar) ser compreendidos nos seus ideais.

Também eu apoio o teu sentido de altruísmo. Mas, pssst... olha um segredo: acho que isto é uma propriedade quase exculsiva nossa, os aquarianos. ;-)

Obrigado pelo comentário e pela visita.

José