quinta-feira, maio 19, 2011

Aulas grátis de bom português


Já me começo a passar com alguns erros de português recorrentes. E isto de estar desempregado não é motivo para me deixar estupidificar, portanto... inauguro esta nova secção de "Aulas grátis de bom português".  (ou, pelo menos, vou tentar)

"Já houve quem usa-se esse termo na década de 80"

ERRADO!
A frase correcta é:
"Já houve quem usasse esse termo na década de 80."

Na terceira pessoa do pretérito imperfeito do verbo USAR

Exemplo de correcta utilização de "usa-se":

"Quando chove usa-se um guarda-chuva para nos proteger"

2 comentários:

Anónimo disse...

E com as Novas Oportunidades, o mau português tende a pior. Além de ser uma falta de respeito para quem andou anos com os livros às costas, e a gastar os poucos tostões dos nossos pais, é ridículo saber que conseguem o 12º ano com uma dissertação sobre a própria vida e já está! Mais grave ainda é, gabarem-se que têm o 12º ano como nós e não sabem nada ao pé de nós. Gritante saber que vão para a faculdade tal como muitos de nós foram, sem terem de "marrar" a sério para conseguirem lá chegar.
Não sou contra em dar uma oportunidade a quem não a teve, pois, há muita gente por aí que queria estudar, mas os pais não tinham condições. Para estes casos, deveriam criar NO apropriadas, mas nunca igualá-los a nós.
Entristece-me ver que os jovens de hoje já dizem que não estão para se chatear nos estudos, pois, depois vão para as Novas Oportunidades (amigos do filhos já disseram isto).
Também, entristece-me ver que hoje em dia a juventude não tem cultura geral, não gosta de ler, e acima de tudo, não se esforça.

Sãozinha

LittleHelper disse...

Olá Sãozinha,
Acho que tens toda a razão. Já aconteceu uma ou duas situações dessas comigo. Fiz o trabalho desses "estudantes" porque eles não sabiam, não estavam para aí virados ou não tinham tempo.

São "canudos" obtidos à pressa, sem nenhuma qualidade e com muita pouca quantidade de conhecimentos.

Mas não é só nas NO. Há pouco tempo falei com um recém formado bombeiro a quem (com a minha habitual conversa) perguntei: "Então, ficaste a saber o que é o triângulo do fogo?!". Ao que ele respondeu que sim. E eu: "Então explica lá...". Passados três segundos de estar a olhar para mim disse: "Epah! Agora não tenho tempo."
(Não é anedota. É verdade!)

...

:)*