domingo, fevereiro 13, 2011

Morrer de solidão



A primeira pergunta que me ocorre ao reparar nas últimas notícias é "Porquê?"...

Tendo a ser pragmático nas minhas análises - mesmo quando se trata de um assunto tão mórbido e inevitável como a morte -, mas dou por mim a questionar-me sobre o que leva as pessoas a morrerem sozinhas. Mais do que isso, a só serem encontradas semanas, meses ou mesmo 9 anos depois! Porque é que ninguém actua e realmente tenta saber o que se passa?!...

Já seria suficientemente cruel se fosse uma história saída de um qualquer romance, mas a realidade - como se pode infelizmente confirmar nestes casos - ultrapassa a ficção.

Estranho a resposta das instituições da nossa sociedade, especificamente no caso da idosa de Rinchoa. A PSP pouco ou nada fazia, a GNR empurra para a PSP, os serviços de água e luz são cortados, o correio amontoa-se, as Finanças fazem uma venda do imóvel por acumulação de dívidas... e um familiar é frequentemente descansado com a mesma resposta: "Se estivesse morta, cheirava mal!"...

Doutores!!

Na caricatura da situação - que nem precisa ser muito elaborada -, bastaria colocar uma questão a si próprio: Se é possível uma pessoa estar viva e cheirar mal, será possível uma pessoa estar morta e não feder?... Sim, é! Chama-se mumificação e pode acontecer de forma natural - sem intervenção humana, apenas por fenómenos naturais ambientais - ou provocada, - por processos naturais e/ou químicos realizados por outros seres humanos.

Quando não se tem a certeza, coloca-se a dúvida. É isso que se aprende com os grandes Mestres. Mas, parece-me que muita gente não consegue ser suficientemente humilde, ao ponto de reconhecer que está errada ou que sobre determinado assunto nada sabe e seria preferível investigar, calar-se ou passar a quem seja erudito.

Todavia, e a pesar de tudo, o que me continua a assolar o espírito é o que leva pessoas - segundo as informações - suficientemente abastadas, a morrer na solidão? Sejam velhos ou novos.

Tenho as minhas próprias teorias. Posso estar enganado, mas parece-me que a culpa é da Sociedade. Passível de discussão, certo. Mas, reparem que quando digo Sociedade, refiro-me ao pensamento, à consciência colectiva.

E ainda me parece que temos muito a aprender.

Porque é possível estar-se sozinho, mesmo no meio da multidão... seria bom que todos nós, pessoas e instituições tratássemos o próximo como um ser humano e não como mais um número.

...Talvez assim fossemos, efectivamente, mais humanos!

2 comentários:

Anónimo disse...

Se a notícia se refere a idosos, porque colacaste uma imagem de uma mulher solitária e jovem?

LittleHelper disse...

Leste o post?... Então lê. ;)