terça-feira, julho 20, 2010

Realidades, ilusões e desilusões...



Escrevi este texto há alguns anos.
Mesmo adaptando ao presente, acho que, no essencial, ele continua a fazer (imenso) sentido.

Neste mundo da net, é impressionante o que encontramos em, e para lá de, cada face, avatar ou nick. 
Se alguns tendem a julgar o justo pelo pecador, muitos abrem as portas a qualquer estranho e "coleccionam" contactos atrás de contactos, como amizades numa sala de troféus. E era tão bom que tudo o que desejamos fosse verdade, não é?... Era tão bom que fosse tudo exactamente como nós queremos. Só que, nessa equação, esquecemos o fundamental; há sempre dois indivíduos, duas mentes, dois pensamentos... Será errado julgar, como é errado tomar um compromisso unilateral nesse binómio. Porque um "compromisso" pressupõe uma promessa mútua.
Claro, o mundo não é perfeito... mas, magoa ver tanta fraude e frivolidade por trás de certos olhos/indivíduos. 
Felizmente, nem todos são como esses NetVizinhos, e aqui e ali encontramos pérolas de verdadeira sabedoria de experiência de vida feita. Cunhos de imagens - metaforicamente falando - reais, sinceras e amigas.
A pergunta sacramental continua a ser: "O que fazer com tudo isso?" - Descobrir? Dissimular? Salientar? ou simplesmente ignorar? 
Eu (ainda) escolho tudo!... 
Tento indagar mais do que a fina camada superficial, ajudar a encobrir fragilidades, salientar as qualidades e ignorar as frivolidades. O que quer ser fútil... no nada continuará. Assim seja!
No fim é certo que posso estar sem grandes resultados liquidos para mim próprio, mas não me importo, porque considero-me muito mais rico em termos de Conhecimento, Amizades e magnanimidade. 
Por isso, continuo a acreditar. E acreditar tem ajudado! 

Uma máscara poder iludir alguns, mas não engana todos!

2 comentários:

Anónimo disse...

Realidades, ilusões e desilusões...

A ilusão é um mundo de fantasia, de sonho, o qual nos proporciona crença... leva-nos a acreditar, leva-nos à cegueira.
Depois, há o acordar, porque não se vive de fantasias, de sonhos.
A chegada à realidade é cruel, tranforma-se em desilusão, porque na realidade os sonhos não existem, não passam de sonhos...

Mas, a desilusão é sempre um ensinamento de vida.


red-woman

LittleHelper disse...

Gostaria de acrescentar que, o que para uns é sonho para outros é pesadelo. Como escrevi no blog «um "compromisso" pressupõe uma promessa mútua.» Acho que devia ser assim.

Concordo que, o fundamental é sabermos tirar daí lições. As boas, as melhores. As más, etiquetamos e arrumamos lá para o canto.

:)