quarta-feira, fevereiro 24, 2010

Condescender... até dizer chega!

"Prefácio à 3ª Edição

Pergunta: "Será que a melhor crítica que podem fazer a uma obra deste género é dizer que «há termos que faltam»!?... E quando essa crítica perde em conteúdo o sentido que poderia ter enquanto preâmbulo, objectivo que levaria a dizer, especificamente, que termos faltam!?... Nestes casos, há sempre o site, disponível desde a 1ª edição, para que possam deixar dúvidas.

Qualquer um é capaz de fazer descabidos, inúteis e taxativos comentários sobre... os «incompletos dicionários de léxico comum» ou mesmo as «falhas monumentais da profusa Enciclopédia Britânica». É fácil. É tão fácil como dizer que se desgosta da capa de uma determinada obra, enquanto se escapam aqueles pormenores que poderiam fazer toda a diferença. Palavras-chave: "interpretar, globalmente"!

Mais uma vez – e na esperança que os prefácios dos livros sirvampara algo mais que ocupar páginas –, numa obra desta índole, será impossível incluir "Todos" os termos d informática! É isso que está patente no texto de "Introdução" quando explico o tipo de filtragem adoptado para este Dicionário. (...)"

in Dicionário de Informática e Novas Tecnologias - 3ª Edição Aumentada

Sem comentários: