quinta-feira, julho 02, 2009

Liguem o ar condicionado, se faz favor! ou...
Como reparar a ventoinha.

Não aguento o calor. Algo acima dos 23º já começa a incomodar-me. Chegando aos 26º tenho de fazer qualquer coisa. A velha ventoinha foi chamada para diminuir esta sensação incomodativa. Mas, recusou-se a arrancar... mesmo depois de duas "pancadinhas técnicas", nada!

Ao projectar ar para a frente é lógico que ele é sugado por trás (os buracos têm de existir para refrigeração do motor). Ao fim de algum tempo o pó acumula-se no eixo do rotor e... não há massa lubrificante – colocada de fábrica – que lhe valha. Se se quer recuperar a sopra-brisas há que lançar mãos à obra e abri-la até expor o coração do sistema. Aí chegados será útil ter um dust-off, um spray maravilha que ajuda a libertar grande parte da sujidade e facilita o processo de lubrificação seguinte.

Lubrificando o eixo do motor.
Coloca-se a cabeça do motor deitada, de forma que o eixo fique na vertical, o mais próximo possível dos 90º de ângulo com a superfície de trabalho (tendo em conta que esta se encontra nivelada na horizontal). Usa-se um spray de limpeza de contactos . Esse que aparece na imagem, protege e lubrifica. É necessária apenas uma pequena aplicação ao mesmo tempo que, com a mão, se movimenta o eixo para um lado e para o outro. A gravidade fará o resto. Depois de três pequenas borrifadelas devemos ter o objectivo cumprido. Pode ainda colocar-se uma ou duas gotas de óleo de máquina.










Voltar a montar:
1. Colocar a protecção plástica da cabeça.
2. Encaixar a grelha traseira e prendê-la com a rosca de retenção.
3. Aproveitar para lavar as pás da ventoinha e encaixá-la correctamente na cruzeta do eixo. Colocar o botão frontal de segurança, que aperta para o sítio contrário, neste caso para a esquerda (para "contrariar" o movimento das pás da ventoinha).


Teste final

4. Antes de colocar a grelha frontal de protecção pode verificar se a lubrificação foi bem sucedida. Ligue a ventoinha e desligue-a após esta adquirir a velocidade máxima. As pás devem parar só 10 segundos depois de ter carregado no botão de desligar. Se assim não for, aproveite o facto de ainda não ter colocado a grelha frontal e aplique novamente o processo do spray de contacto ou mais uma ou duas gotas de óleo.

...E Já poupei 20 Euros! ;-)

Note: Os dispositivos eléctricos podem provocar acidentes. Se não se sentir à vontade, confie o trabalho a um técnico... ou, renove o seu aparelho. Não se esqueça de se desfazer correctamente do antigo. :)

Nunca mais chega a outra semana, para eu ir até à praiusca...

Sem comentários: