quarta-feira, abril 22, 2009

No creo en brujas, pero que las hay, las hay


Já é a terceira volta que dou a esta brincadeira dos números das páginas. Pretendia ser uma útil tarefa de remissão que julgo uma benesse para o leitor mas que, para mim, se está a tornar num pau de dois bicos.

Parece que é desta... os deuses te oiçam.

P.S. - Já agora, não tem nada a ver com indexação nem pode ser feito automaticamente. São daquelas ideias que dão com tanta força que me fazem pensar que deverei tornar-me menos obstinado ou... sofro as consequências. (Shiiiuu!...E não bufas.)

6 comentários:

Mutante disse...

Só uma pergunta, nada para causar entropia: que processador de texto usas para escrever um documento mais estruturado (para mim é qualquer coisa que não seja email...)?

LittleHelper disse...

O meu livro sai directamente do meu PC para a gráfica. Foi "paginado" (tenho de manter essas aspas) com recurso ao Word e a tabelas invisíveis.

A quando da primeira edição a versão gráfica que me deram era muito pobre e eu ainda pouco mais conhecia que o Word. Assim, apresentei a minha ideia e vejo-me agarrado a ela até agora.

Sei que há por aí umas coisas jeitosas... mas valerá a pena a mudança?

Mutante disse...

Não uso word voluntariamente, só se for obrigada.
A escolha é o LaTex, a escolha natural para quem precisa de inserir fórmulas, tabelas e imagens. Faz também, automaticamente (desde que cada fórmula, tabela ou figura tenha um label) a numeração e as referências por meio de apontadores. Table os contensts, list of figures e list os tables, tal como toda a bibliografia (e referências a no texto) aparecem como num passe de mágica.
O investimento é grande (não há menus como no word) e não é what-you-see-is-what-you-get. Exige código e no fim compilação (com direito a debug :o(...).
Espreitaste o que tenho no wikidot? Foi escrito em LaTex.

Mutante disse...

Índice remissivo nunca fiz, nem sei se há ferramentas para facilitar a tarefa.
Acho que não poderei ser-te útil na matéria.

Mutante disse...

Bastou googlar "latex indice remissivo" e... helas, faz, pois faz!

Etiquetas: I love my text processor

Mutante disse...

Este teclado é horrível! O que escrevo sai cheio de gralhas :o(