segunda-feira, abril 06, 2009

MEO engana nas velocidades?
Como saber a sua velocidade MEO

Há uns meses atrás resolvi colocar um acesso rápido à Internet onde não tivesse de me preocupar com tráfegos adicionais ou outras coisas que tais. Decidi-me pelo MEO. Do ponto de vista técnico o serviço está óptimo... o problema é que a assinatura de um contrato de TV+Net16 Mbits (megabits), cedo se revelou uma dor de cabeça!

Logo no dia em que o técnico esteve a instalar o sistema, me relatou – após eu ter colocado uma dúvida sobre a velocidade permitida pela linha – que,

– "Você não consegue aqui os 16 Mbits. A linha no total tem 12 Mbits."
– "Então... se o serviço IPTV me consome cerca de 4 Mbits, só tenho até 8 Mbits disponíveis para navegação Web?!"
– "Sim. Mas, você entra em contacto com os serviços e eles fazem o ajustamento."

Pareceu-me o mais lógico, sensato e justo. E algum tempo depois fiz chegar o pedido aos serviços do Meo. Estranhamente, a partir daí desenrolou-se uma "conversa de surdos", em que ao meu pedido de "alhos" os serviços respondiam com "bogalhos".

Devido a esse impasse, pedi o contacto do provedor de cliente. Esse será o próximo passo. Brevemente colocarei aqui o desenrolar da situação...

Para quem estiver com dúvidas sobre a sua largura de banda para a Internet, faça o seguinte:

1. Aceda ao router/gateway através do browser (normalmente http://192.168.1.254/)
2. Coloque Administrator como utilizador e 3!play como palavra-passe. Estes valores são por omissão. Funcionarão se não foram entretanto alterados.

3. À esquerda procure por algo como, e clique, "Ligação de Banda Larga".

Aparecerá um novo ecrã com as velocidade da linha digital (DSL).

> Clique na imagem para ver pormenores <

A velocidade que aparece à esquerda corresponde à velocidade de upload e a da direita a de download. A que efectivamente interessa.

Se tiver dúvidas não hesite em me contactar.

Sem comentários: