terça-feira, junho 02, 2009

Para isso não era preciso um estudo!
Bastava perguntar ao Zé Povinho.


Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes... até as ouvirmos.
Adoro estudos, sondagens e estatísticas. Principalmente das falsas prerrogativas que parecem tirar-se e estar para além das mais elaboradas teorias probabilísticas. Dentro dessas, e a exemplo, a estatística indutiva nunca deixou de me criar confusão. Alto lá, não quer dizer que não tenha a sua utilidade... mas a mistura de alguns critérios, que parecem poções trazidas à baila por reles aprendizes de feiticeiro, deixam-me com os nervos em franja.

E acho que a hipótese que coloco é brilhantemente pormenorizada em (Noções de) Introdução à Estatística (in INE.PT):
"No entanto, ao contrário das proposições deduzidas, não podemos dizer que são falsas ou verdadeiras, já que foram verificadas sobre um conjunto restrito de indivíduos, e portanto não são falsas, mas não foram verificadas para todos os indivíduos da População, pelo que também não podemos afirmar que são verdadeiras! (...)"
Como esta, as ilações mais puras e simples, são as mais fáceis de deduzir. Toma-se um ambiente específico e infere-se uma teoria. Quase sempre uma verdade LaPaliciana. Et voilá!

Este estudo é disso exemplo. "Salário mínimo vale menos hoje do que há 35 anos". Obviamente, nós ainda não tínhamos dado por nada.

Desistam os que pensam em me explicar que as teorias são isso mesmo, "uma acção especulativa que se opõe à prática". Pois – exactamente –, eu sou bem mais empírico. E até agora tem funcionado... cinco estrelas. :P

Sem comentários: