sexta-feira, outubro 17, 2003

LER MATA

Os novos avisos nos maços de tabaco estão a fazer milhares de pessoas desistir de fumar. Um dos fumadores chegou mesmo a referir: "agora que está escrito, com aquelas letras pretas, é porque é verdade...". Nisto o anónimo puxou de um cigarro e indaguei o seu gesto. "Não. Estes não fazem mal." Pareceu rir-se na minha cara... "Não vê que este maço não tem nenhum aviso."

Por mim, os fumadores têm todo o direito de fumar. Mas, em vez de se obrigar as tabaqueiras a cumprir uma medida tão rídicula quanto irrelevante, deveriam distribuir um capacete de escafandro a todos os fumadores. Eles acendiam o cigarrinho e só o poderiam tirar quando todo o fumo fosse consumido.

A medida teria vários efeitos positivos: Os não-fumadores deixariam de ser obrigados a consumir o concentrado, nicotina e alcatrão (entre milhares de outros produtos químicos) dos outros. Os fumadores rápida, finalmente e talvez tarde de mais perceberiam o que querem dizer aquelas frases nos maços de tabaco; mesmo aqueles que fazem "orelhas mocas" ou simplesmente não sabem ler.

Sem comentários: